PRESCRIÇÃO DE PREP E PEP POR FARMACÊUTICOS É MATÉRIA DO JORNAL HOJE
Ontem, dia 11 de agosto, o Jornal Hoje, da Rede Globo, veiculou uma matéria sobre PrEP/PEP. Infelizmente, o Ministério da Saúde desautorizou a prescrição de Profilaxia Pré e Pós-Exposição ao HIV/Aids (PrEP e PEP) por farmacêuticos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os Conselhos Regionais e o Conselho Federal de Farmácia têm defendido a reconsideração da decisão pelo Ministério da Saúde. A desautorização dos farmacêuticos representa um retrocesso, principalmente para os pacientes. Todos os que foram ouvidos na reportagem se posicionaram contra a medida, que desencadeou a instauração de inquérito pelo Ministério Público do Acre.
Representando o CFF, Alícia Krüger, coordenadora do Grupo de Trabalho LGBTQIA+ e Outras Populações Vulneráveis, manteve o posicionamento de que a decisão é um retrocesso e caminha na contramão do que é praticado no mundo. Alícia é uma das autoras do Guia do Cuidado Farmacêutico para a Comunidade LGBTI+ do CRF-BA.
O CRF-BA e toda a comunidade farmacêutica espera que esta matéria sirva de alerta para o retrocesso e demonstre a importância do Farmacêutico poder prescrever as profilaxias pré e pós exposição ao HIV.
Confira a matéria abaixo.