19 de abril de 2024

UNACON PORTO SEGURO REALIZA A PRIMEIRA CONSULTA FARMACÊUTICA

No dia 03 de abril de 2024 ocorreu a primeira consulta farmacêutica a uma paciente na UNACON (Unidades de Alta Complexidade em Oncologia) de Porto Seguro, como parte dos atendimentos clínicos exclusivos para pacientes em tratamento de quimioterapia.

Durante a consulta, são observadas e avaliadas as possíveis interações medicamentosas dos fármacos utilizados pelos pacientes para outras comorbidades, com os antineoplásicos utilizados no tratamento de quimioterapia. Também são avaliadas as reações adversas e alergias medicamentosas, além de serem analisados os hábitos de vida do paciente para determinar a adesão ao tratamento. Os pacientes são avaliados através do questionário de adesão de Morisky.

A manipulação segura de agentes citostáticos não se resume a uma técnica adequada e à utilização de uma Cabina de Segurança Biológica (CSB), mas compreende a utilização correta de todas as informações inerentes às drogas utilizadas e sua adequação às condições terapêuticas. Sabemos que esses agentes possuem um elevado índice de toxicidade e um baixo nível de segurança terapêutica, exigindo a participação de profissionais especializados no tratamento ao paciente oncológico.

A atuação do Farmacêutico clínico em Oncologia ainda é marcada por uma gama de dificuldades, caracterizadas principalmente pela necessidade de afirmar seu espaço junto a outros profissionais e pela busca solitária de informações técnicas. A equipe multidisciplinar da UNACON Porto Seguro busca traçar a melhor abordagem clínica para o sucesso do tratamento. Em breve serão apresentados os resultados e indicadores das consultas clínicas feitas na UNACON.

O CRF-BA parabeniza a instituição e ao farmacêutico Dr. César Alves por seu comprometimento com a excelência no cuidado aos pacientes oncológicos. O trabalho realizado na UNACON Porto Seguro demonstra o papel fundamental do farmacêutico clínico em Oncologia na promoção da segurança e eficácia dos tratamentos, bem como na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Essa abordagem multidisciplinar e centrada no paciente contribui para o sucesso terapêutico e para a humanização da assistência em saúde.

Compartilhar: