RELATÓRIO DO CRF-BA APONTA FALTA DE PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS EM UNIDADES PÚBLICAS DE SIMÕES FILHO
Um relatório do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), referente ao ano de 2023, constatou a falta de profissionais farmacêuticos, bem como problemas relacionados à estrutura física em algumas unidades públicas de saúde, no município de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Segundo o relatório, no ano passado foram realizadas 19 inspeções em unidades públicas municipais, tais como:
- Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF);
- Farmácia Básica;
- Farmácia de Saúde Mental;
- Policlínica;
- Hospital;
- Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- Unidades de Saúde da Família (USF);
- Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
Das 19 unidades, apenas cinco contavam com a presença de profissional farmacêutico no momento da fiscalização, o que representa um percentual de 26,3% de Assistência Farmacêutica para a população.
Além disso, só dois dos estabelecimentos inspecionados encontravam-se regularizados com anotação de responsabilidade técnica perante o CRF-BA.
O relatório apurou que 92,9% das unidades sem farmacêuticos possuem estrutura física íntegra, sem mofo ou infiltrações. Entretanto, em 57,1% delas não é realizado o monitoramento e registro das condições de temperatura e umidade.
Os responsáveis pela Assistência Farmacêutica Municipal, em Simões Filho, já foram comunicados sobre o que foi apurado pelo CRF-BA e se comprometeram a buscar soluções para a falta de profissionais farmacêuticos, bem como para melhoria da estrutura física para a o acondicionamento adequado de medicamentos e insumos.