DEZ ANOS DA MARCHA DOS FARMACÊUTICOS RUMA À BRASÍLIA
Há 10 anos, profissionais farmacêuticos e estudantes de Farmácia da Bahia se juntaram a centenas de colegas de outros estados em uma marcha ate Brasília para lutar pelos direitos da categoria.
Partiram rumo à capital federal, caravanas de Salvador, Feira de Santana, Recôncavo, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista para representar a Bahia em uma manifestação emblemática e histórica, ocorrida no dia 14 de maio de 2014.
Todos cobravam a aprovação da Lei nº 13.021/14, que mudaria o conceito de farmácia no Brasil, pois farmácias e drogarias deixariam de ser apenas estabelecimentos comerciais para se transformar em unidades de prestação de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.
A lei, aprovada três meses após a marcha dos farmacêuticos, reiterou a obrigatoriedade da presença permanente do profissional nas farmácias de qualquer natureza, conforme já determinava a Lei nº 5.991/73. Mas, com uma novidade: a partir de então, apenas o profissional farmacêutico poderia exercer, nesses estabelecimentos, a responsabilidade técnica.