23 de outubro de 2023

CURSO DE TERMOLÁBEIS ACONTECE EM SALVADOR

No dia 21 de outubro, o CFF, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia realizou o curso “Atuação do farmacêutico nas boas práticas de distribuição e transporte de medicamentos termolábeis”, em Salvador, no auditório da sede do Conselho.

A palestra gratuita foi ministrada pelo Dr. Matheus Lima, após a abertura do conselheiro federal, Dr. Altamiro José.

Sobre o tema, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que aproximadamente 50% das vacinas produzidas em todo o mundo chegam aos seus destinos sem condições de uso, devido à quebra da cadeia fria, causadas principalmente pelas excursões causadas durante a armazenagem e, principalmente, o transporte.

Diante disso, a atuação do farmacêutico na logística farmacêutica de medicamentos termolábeis visa estabelecer uma série de procedimentos junto à cadeia de suprimentos desde a indústria até o paciente final objetivando planejar, organizar, executar, dirigir, e controlar recursos de forma a garantir a qualidade e segurança desses produtos.

Assim, o curso abordou tópicos fundamentais da vivência do profissional farmacêutico, como: Boas Práticas de distribuição, armazenamento e transporte, ensaios de qualificação de embalagens, mapeamento térmico, monitoramento das rotas, equipamentos adequados para utilização, legislação reguladora, entre outros.

Este foi mais um curso promovido pelo CRF-BA para promover conhecimento e capacitação aos profissionais farmacêuticos. O Conselho agradece a presença de todos e espera que tenha sido um momento muito enriquecedor!