26 de junho de 2024

CRF-BA PARTICIPA DO I FÓRUM NACIONAL DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA SAÚDE INDÍGENA

Hoje, dia 26 de junho, o CRF-BA esteve presente no I Fórum Nacional da Assistência Farmacêutica na Saúde Indígena, que ocorre até amanhã, na sede do Conselho Federal de Farmácia, em Brasília.

O objetivo do evento é debater estratégias para impulsionar o processo de reconstrução da saúde indígena no Brasil. Um dos principais desafios, segundo o presidente do CFF, é a escassez de mão de obra nos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) e a dificuldade de abastecimento de medicamentos e outros produtos para a saúde nas aldeias.

A atuação do farmacêutico na saúde indígena está regulamentada pelo CFF desde 2017, quando foi publicada a Resolução CFF nº 649/17. Durante o Fórum, estão sendo debatidos temas como a interrelação da fitoterapia com as medicinas indígenas e saberes ancestrais, e as atividades dos farmacêuticos na perspectiva do cuidado ampliado na saúde indígena. Parte do tempo será dedicada à discussão em grupo sobre estratégias de organização da Assistência Farmacêutica no Subsistema de Saúde Indígena (SasiSUS). Também serão apresentados relatos de experiências de farmacêuticos no DSEI Yanomami e em ações junto aos Povos Indígenas de Recente Contato (PIRCs).

Representando o CRF-BA, estão presentes a Dra. Paula dos Santos Ramos, farmacêutica do DSEI-BA; Dr. Altamiro José, conselheiro federal; Dra. Alessandra Guedes, conselheira regional e membro do GT de Práticas Integrativas e Complementares; Dra. Rita de Cássia dos Santos Silva, farmacêutica do DSEI-BA do polo de Juazeiro; e Dra. Maria Fernanda Barros, farmacêutica assessora técnica do CRF-BA.