16 de setembro de 2024

CRF-BA LANÇA SISTEMA PARA COMBATER RECEITAS ILEGÍVEIS E GARANTIR SEGURANÇA NA DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) está lançando uma iniciativa para combater o problema das receitas ilegíveis, um dos grandes desafios enfrentados pelos farmacêuticos na dispensação de medicamentos.

Receitas ilegíveis representam um risco significativo para a saúde pública, pois podem resultar em erros na dispensação de medicamentos, comprometendo a segurança do paciente. Além disso, essa prática prejudica a comunicação eficaz entre os profissionais de saúde e os pacientes, afetando diretamente a eficácia do tratamento.

A iniciativa de criar uma ferramenta para combater as prescrições ilegíveis nasceu de uma parceria entre o CRF-BA e o CREMEB após a reunião ocorrida em junho deste ano.

Com essa ação, o CRF-BA pretende conscientizar sobre a importância de uma prescrição legível e precisa, promovendo boas práticas na escrita de receitas. A iniciativa busca não apenas identificar e dar visibilidade ao problema, mas também promover uma mudança de comportamento entre os prescritores, incentivando-os a adotar uma escrita mais clara.

O envio das receitas ilegíveis será uma forma de documentar e ilustrar a frequência e a gravidade desse problema. Dessa maneira, a ação contribuirá para uma prática profissional mais segura e eficiente, garantindo a saúde e o bem-estar da população.

O sistema, que pode ser acessado pelo Atendimento Eletrônico, funcionará da seguinte forma: o farmacêutico envia a prescrição, que ficará com o status “em análise”. Após o período de análise, a receita poderá ser enviada ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) para as devidas providências, ou ter seu registro cancelado, com a explicitação do motivo, como, por exemplo, o descumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Atenção: Dados de pacientes enviados acidentalmente nas notificações em desacordo com as instruções não serão tratados pelo CRF-BA.

Confira abaixo o tutorial sobre como utilizar a funcionalidade de Receitas Ilegíveis: