CONHEÇA A HISTÓRIA DO DR. ZÓZIMO JOSÉ DOS REIS QUE AOS 90 ANOS SE MANTÉM ATUANDO EM SUA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
Quantos profissionais em atividade aos 90 anos de vida você conhece? Talvez seja difícil se lembrar de algum nome assim, imediatamente.
Então, conheça a história do Dr. Zózimo José dos Reis, que completou 90 anos em maio, farmacêutico e proprietário da farmácia Triunfo, no bairro Caminho de Areia, em Salvador.
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1962, o Dr. Zózimo recorda que chegou a prestar vestibular para Medicina, por três vezes, sem sucesso.
Diante disso, ele decidiu então tentar a faculdade de Farmácia, pois também enxergou ali a possibilidade de cuidar da saúde das pessoas.
“Acredito que meu destino já estava traçado e não adiantava insistir em outra área. Mas, até então, eu não havia percebido. A profissão de farmacêutico é muito grande e importante. É por meio dela que conseguimos servir à sociedade”, afirma o Dr. Zózimo.
Ele conta que a farmácia Triunfo existe desde 1960 e foi inaugurada enquanto ainda estava na graduação. No estabelecimento, além da dispensação e orientações sobre o uso de medicamentos, são oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, por exemplo.
Dos seis filhos, a Dra. Keila Reis Pereira dos Santos foi a única que seguiu a profissão do pai, o que o deixou muito honrado. “Ela queria ser assistente social, mas consegui fazê-la mudar de ideia. Sempre soube que minha filha tinha vocação para ser farmacêutica”.
Orgulhosa, a Dra. Keila Reis se refere ao pai como sua grande referência. “Eu, praticamente, nasci na farmácia. Minha mãe, enquanto grávida, trabalhava com meu pai. Cresci vendo ele se dedicar ao atendimento das pessoas de forma apaixonada”.
Atuando como farmacêutica clínica, no Hospital Roberto Santos e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Curuzu, ela relata que o incentivo do pai foi fundamental para que hoje se considere uma profissional realizada.
“Me apaixonei ainda mais depois de conhecer o universo da Farmácia, com tantas possibilidades existentes”.
Além da filha, o Dr. Zózimo também inspirou sua colaboradora, Angelita Moreira, a seguir a sua profissão. Em breve, ela concluirá a graduação em Farmácia.
Até hoje, mesmo após mais de seis décadas de atividade, o Dr. Zózimo afirma se mantém estudando, pesquisando e se aperfeiçoando, inclusive aos finais de semana.
Vegetariano há 50 anos, quando questionado sobre o segredo para sua longevidade, o Dr. Zózimo tem uma receita simples. “Não abro mão dos exercícios físicos diários. Logo depois do trabalho vou para a academia e também faço pilates”.
Em relação ao tempo que pretende continuar atuando, a resposta é simples. “Por tempo indeterminado. Enquanto eu puder, estarei aqui”.