6 de agosto de 2024

CONHEÇA A BELA HISTÓRIA PROFISSIONAL DO DR. AVELINO AZEVEDO, FUNDADOR DA NATHFARMA, EM VITÓRIA DA CONQUISTA

Para ser um empreendedor bem-sucedido é necessário muito mais que uma ideia inovadora. Além disso, é necessário estudar muito, buscar sempre capacitação, trabalhar bastante e não desistir diante das dificuldades que surgirem.

O Dr. Avelino Aurélio Barbosa Azevedo, farmacêutico bioquímico, graduado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1981, reúne todos esses atributos mencionados acima.

Ele é fundador da NathFarma, farmácia homeopática e de manipulação, que possui quatro unidades em Vitória da Conquista e uma unidade no município de Poções.

O Dr. Avelino recorda que, quando ainda era estudante da graduação, planejava seguir na área das análises clínicas, até que assistiu a uma palestra da farmacêutica e médica homeopata Dra. Maria Amélia Soares da Cunha.

“As palavras da Dra. Maria Amélia me mostraram que aquela era uma área que precisava ser explorada. Não demorou muito para eu me matricular em um curso sobre homeopatia, já vislumbrando atuar nessa área, em Vitória da Conquista”.

A primeira unidade da NathFarma, na Avenida Lauro de Freitas, no centro de Conquista, foi inaugurada em 1982. Naquela época, o foco era nos medicamentos homeopáticos.

O farmacêutico relembra que, quando iniciou o negócio, havia certo preconceito porque as pessoas tinham pouco conhecimento sobre a homeopatia. Isso tornou necessário realizar um trabalho educativo para reverter qualquer impressão equivocada.

“Tive que conscientizar a população de que eu sabia fazer os medicamentos homeopáticos. Fiz até visitas às casas dos pacientes para orientá-los sobre o uso adequado. Voltava para casa cansado e sem voz de tanto falar o dia inteiro. Mas, com o tempo, conquistei a confiança das pessoas”, afirma o Dr. Avelino.

O Dr. Avelino ressalta que, naqueles anos iniciais, ainda não havia, por exemplo, softwares para manipulação; era tudo na base do raciocínio e da anotação dos cálculos, o que tornava o processo totalmente artesanal. Durante mais de 10 anos, a NathFarma foi exclusivamente homeopática, até que, em 1994, passou também a atuar com manipulação de fórmulas.

Ainda nos anos 90, o Dr. Avelino foi ao Rio de Janeiro para participar de um curso sobre as técnicas de produção de medicamentos autoisoterápicos. Quando trouxe a técnica para Conquista, foi um grande sucesso. “Era tão inovador para a época e com resultados tão positivos que as pessoas faziam filas na porta da farmácia para adquirir esses medicamentos”, declara o farmacêutico.

Há dois anos, a empresa lançou a marca NathPet, que oferece medicamentos homeopáticos para animais de estimação e também de maior porte, como os equinos, por exemplo.

Além de empresário de sucesso, o Dr. Avelino também dedicou parte do tempo para contribuir com o CRF-BA. Entre 1984 e 1994, foi delegado honorário de Vitória da Conquista e região.

“Era uma época em que os acessos eram mais difíceis, pois não havia internet, e-mail, nem celular e poucos tinham telefone fixo. Apesar das dificuldades, comparadas com as facilidades de hoje, tenho ótimas recordações daquele período”.

O Dr. Avelino é um incentivador do empreendedorismo e acredita que os farmacêuticos precisam considerar a possibilidade de ter o próprio negócio para oferecer serviços de saúde para a população. “Se eu tiver que aconselhar os profissionais farmacêuticos, em especial os recém-formados, e até estudantes, é que pesquisem o mercado e invistam em uma empresa própria”.

Esperamos que a bela trajetória do Dr. Avelino inspire outros profissionais da área farmacêutica a se dedicarem ainda mais a essa linda profissão.