APÓS PAUSA POR CONTA DA PANDEMIA, XII SIMPÓSIO DE ATIVIDADES FARMACÊUTICAS DO CRF-BA É REALIZADO COM SUCESSO
O XII Simpósio de Atividades Farmacêuticas do CRF-BA, realizado no sábado (4), teve seu retorno em grande estilo, após uma pausa de dois anos por conta da pandemia de COVID-19.
Um público formado por 700 profissionais e estudantes de Farmácia compareceu ao Centro de Convenções de Salvador para acompanhar a programação elaborada cuidadosamente com o objetivo de levar palestras com temas variados e atuais sobre a atuação farmacêutica.
A mesa de abertura do evento contou com as presenças da presidente do CRF-BA, Dra. Ângela Pontes; da coordenadora do evento, Dra. Fátima Souto; pelo Dr. Gildomar Valasques Júnior; e pelo médico Dr. Ricardo Camelo, um dos palestrantes do dia.
A Dra. Ângela Pontes deu as boas-vindas aos presentes e destacou a importância de profissionais e estudantes da área em reciclarem seus conhecimentos e buscarem qualificação. “O CRF-BA tem orgulho em participar da realização deste evento e, com certeza, estaremos juntos na sua 13ª edição”, afirmou.
Para Dra. Fátima Souto, o retorno do Simpósio é fundamental para a retomada das discussões a cerca da atividade farmacêutica, “Além disso, é um evento importante para a categoria porque amplia a visão dos farmacêuticos que estão chegando ao mercado de trabalho, pois mostra por quais caminhos eles podem percorrer ao terem contato com profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação”, avaliou.
A primeira palestra do dia com o tema “Anticorpos monoclonais no tratamento das doenças raras: o que é isso”, foi ministrada pelo médico e pesquisador Dr. Ricardo Camelo.
Em seguida, a Dra. Bruna Machado, farmacêutica bioquímica e pesquisadora do Senai Cimatec, ministrou palestra com o tema “Desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19 – estudos na Bahia”.
Na sequência aconteceram as participações remotas da Dra. Maria de Lourdes Maia, e da Dra. Patrícia Neves, representantes da Bio-Manguinhos/Fiocruz. Ambas falaram sobre a “Importância da incorporação de novas tecnologias para o SUS: o papel de Biomanguinhos/Fiocruz”.
Já na parte da tarde, antes de retomar as atividades, houve um momento de descontração com a dupla João e Bruno Mafra, que apresentaram um repertório que agradou ao público que voltava do intervalo.
Depois disso, o Dr. Artur Brito palestrou sobre “Como participar das consultas públicas do CONITEC para tornar as novas tecnologias acessíveis ao SUS”.
A seguir, o advogado Dr. Lucas Avena falou para o público sobre “Raciocínio ético: como adotar uma conduta profissional ética na atualidade”.
A última palestra do dia foi ministrada pelo Dr. Ricardo Camelo sobre “O que é terapia gênica? Quando ela pode ser adotada? E quais os critérios de escolha do paciente?”.
O Dr. Gildomar Valasques Júnior aproveitou a ocasião para falar sobre o pré-lançamento da revista eletrônica científica do CRF-BA, que vem suprir a necessidade de pesquisadores e estudantes em publicar seus trabalhos.
Ao final do Simpósio, foi apresentado um painel atual da profissão farmacêutica, com a Dra. Ângela Pontes, o Dr. César Tibério, o Dr. Gildomar Valasques Júnior e o Dr. Fábio Fernando Oliveira.