SALVADOR GANHA PRIMEIRO HOSPITAL DE CUIDADOS PALIATIVOS DO BRASIL
O primeiro hospital público do Brasil dedicado exclusivamente aos cuidados paliativos foi inaugurado, nesta sexta-feira (31), pelo Governo da Bahia e marca um avanço inédito na saúde pública do país.
Focado na qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas ou ameaçadoras da vida, o Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, ocupando um prédio histórico de 1853, em Salvador.
A inauguração ocorre em um momento estratégico, alinhando-se à recente implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos pelo Ministério da Saúde.
Gerida pelas Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) a unidade contará com uma equipe de 435 colaboradores, garantindo atendimento de excelência e acolhimento integral aos pacientes e famílias.
O hospital oferecerá atendimento integral a mais de 2 mil pacientes por mês, incluindo consultas em especialidades como cardiologia, pneumologia, psiquiatria, nutrologia e neurologia, bem como unidades específicas para terapia da dor e apoio ao luto.
Com uma abordagem multidisciplinar, o equipamento também atuará como centro de ensino e pesquisa, capacitando profissionais de saúde para atuar na área de cuidados paliativos.