14 de outubro de 2024

NOTA DE ESCLARECIMENTOS

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia – CRF/BA, por meio de seu Plenário, vem a público externar sua preocupação e repulsa à situação ocorrida no estado do Rio de Janeiro, referente à contaminação pelo vírus HIV, decorrente de órgãos transplantados.

A segurança dos procedimentos, com especial respeito às normas sanitárias, é aspecto operacional prioritário e precisa ser rigorosamente assegurado aos pacientes.

Oportuno destacar, conforme apurado até o momento, que o laboratório envolvido no caso não possui registro perante o respectivo Conselho Regional de Farmácia, tampouco a averbação de responsável técnico farmacêutico, situação que vem a reforçar a necessidade e importância de o profissional farmacêutico estar inserido nestes procedimentos, em prol de um sistema mais seguro e confiável para toda a população.

O CRF/RJ já divulgou que está analisando o ocorrido e auxiliando as autoridades públicas, também já estando a promover procedimentos internos para verificar possível ocorrência de violações a preceitos éticos e disciplinares, diante do possível envolvimento de técnica em laboratório com registro ativo no referido Regional.

Assim, o CRF/BA continuará a acompanhar de perto a situação, aproveitando o ensejo para se solidarizar com os pacientes e familiares deste trágico episódio.

Salvador, 14 de outubro de 2024.

Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia