1 de outubro de 2024

FARMACÊUTICOS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA: O PAPEL ESSENCIAL DO OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é uma campanha global de conscientização, celebrada anualmente, que tem o objetivo de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Dessa forma, busca-se proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Segundo informações da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2024. A estimativa de risco é de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens.

A prevenção primária e a detecção precoce são fundamentais para a redução da incidência e da mortalidade. A população deve ser informada quanto ao tema para que possa adotar medidas que protejam a sua saúde. Nesse contexto, o farmacêutico desempenha um papel fundamental para promover a saúde da mulher e reforçar a importância dos cuidados preventivos.

Dra. Amanda Arruda, farmacêutica do Grupo Técnico de Oncologia do CRF-BA e mestre em oncologia compartilha sobre a atuação na área: “Nós, farmacêuticos, desempenhamos um papel fundamental no apoio ao tratamento com hormonioterapia, uma das principais abordagens contra o câncer de mama. Durante essa fase, a paciente pode enfrentar variações hormonais que impactam diretamente sua qualidade de vida, incluindo sua vida sexual. Nosso foco é garantir que a paciente mantenha o bem-estar, oferecendo orientações detalhadas e, quando necessário, encaminhamentos para outros profissionais, como psicólogos e nutricionistas.”

“Mensalmente, a paciente é atendida pelo farmacêutico, que realiza a anamnese farmacêutica e o acompanhamento clínico, assegurando um cuidado integral. Além disso, o farmacêutico está ativamente envolvido na equipe multiprofissional, contribuindo para uma abordagem colaborativa e eficiente no tratamento da paciente.”

Confira como o farmacêutico pode atuar no combate ao câncer de mama:

Orientação e Educação
Os farmacêuticos podem atuar na orientação sobre a realização do autoexame das mamas e sobre a importância de realizar mamografias regulares, principalmente para mulheres acima de 40 anos. Informar sobre fatores de risco e a prevenção também são medidas essenciais, como a adoção de um estilo de vida saudável, com alimentação balanceada e prática de exercícios físicos.

Acompanhamento e Apoio
Além da orientação, o farmacêutico pode acompanhar pacientes em tratamento do câncer de mama, oferecendo suporte em relação ao uso correto de medicamentos, minimizando os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, e esclarecendo dúvidas sobre a interação medicamentosa. A empatia e a escuta ativa são importantes para prestar um atendimento humanizado e acolhedor.

Promoção de Campanhas
Os farmacêuticos podem liderar ou participar de ações educativas em farmácias, clínicas e até mesmo em suas redes sociais, reforçando a importância do diagnóstico precoce. A presença de materiais informativos e de campanhas de conscientização nos estabelecimentos farmacêuticos contribui para a disseminação de informações valiosas à comunidade.

Atuação Multidisciplinar
Ao integrar equipes de saúde, o farmacêutico pode colaborar de forma direta com médicos, enfermeiros e outros profissionais no cuidado integral da paciente, garantindo um tratamento seguro e eficaz.

Neste Outubro Rosa, os farmacêuticos têm a oportunidade de reafirmar seu compromisso com a saúde feminina, utilizando seu conhecimento e proximidade com a população para salvar vidas por meio da informação e do cuidado especializado.

Ações preventivas na capital
A partir desta terça-feira, 1º de outubro, o Governo do Estado inicia a campanha do Outubro Rosa. O ponto de partida da ação será a realização de 1.085 mamografias na Arena Fonte Nova, onde estarão posicionadas oito unidades móveis, dedicadas exclusivamente à oferta dos exames para mulheres entre 40 e 69 anos. Até o final do mês, cerca de 30 mil mamografias serão oferecidas em todo o estado.

Para participar, é necessário realizar o agendamento no site oficial da campanha (http://outubrorosa.saude.ba.gov.br), onde as mulheres podem escolher o local, a data e o turno do exame. As pacientes precisam atender aos critérios de elegibilidade, como ter entre 40 e 69 anos, não ter realizado mamografia no último ano e não ter feito cirurgia de mama. No dia do exame, é indispensável apresentar documentos como RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Ações no interior
Como parte da campanha Outubro Rosa, as Policlínicas Regionais de Saúde localizadas nos municípios de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Paulo Afonso, Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Itabuna, Ilhéus, Senhor do Bonfim, Simões Filho, Barreiras, Ribeira do Pombal, Eunápolis, Brumado, Itaberaba, Serrinha, Santa Maria da Vitória e São Francisco do Conde disponibilizarão vagas extras para os municípios consorciados agendarem exames de mamografia ao longo do mês.

O serviço de mamografia da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, que funciona nos hospitais estaduais em Jequié, Vitória da Conquista e Guanambi, também oferecerá exames extras e realizará ações educativas.

Compartilhar: