31 de julho de 2024

NOTA DE REPÚDIO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA) manifesta seu repúdio em relação a um vídeo recentemente veiculado em um canal infantil do YouTube, que retrata o farmacêutico de forma ofensiva. No vídeo, o farmacêutico é mostrado como um “lobo mau” que oferece remédios falsificados a um paciente e, em seguida, é preso. Além disso, é afirmado que, ao sentir dor, o médico é o único profissional que pode ajudar.

Esse vídeo causa indignação, pois, além de ofender profissionais dedicados à melhoria da saúde da população, também dissemina desinformação, influenciando negativamente crianças e pais que consomem o conteúdo do canal em questão. As farmácias comunitárias, como ficou evidente durante a pandemia, são os primeiros locais procurados pela população para esclarecer dúvidas e buscar ajuda.

O CRF-BA e os farmacêuticos estão sempre empenhados em combater o uso irracional de medicamentos e em informar a população sobre os possíveis riscos adversos que os medicamentos podem causar.

Nesse sentido, o Conselho informa que estão sendo verificadas as medidas jurídicas cabíveis para que o vídeo prejudicial à categoria seja retirado da plataforma.