8 de julho de 2024

SIMPÓSIO BAIANO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA DISCUTE OS DESAFIOS NA ÁREA

Na sexta-feira, dia 05 de julho, o CRF-BA realizou o Simpósio Baiano em Vigilância Sanitária. Para o auditório em capacidade máxima, comporam a mesa de abertura do evento o presidente do Conselho, Dr. Mário Martinelli; a vice-presidente, Dra. Angela Pontes; o farmacêutico-fiscal, Dr. Anderson Porto; Dra. Fabiana Xavier, membro do GT de Vigilância Sanitária do CRF-BA e da VISA de Santo Antônio de Jesus; e Dra. Fabiana Carolina da Cruz Santos, representante da diretoria da DIVISA (Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental do Estado da Bahia) – Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia).

Após o pronunciamento dos membros da mesa para abrir os trabalhos do dia, Dra Karolina Marçal, membro do GT e da VISA de Juazeiro, apresentou o Grupo e as expectativas do mesmo, assim como o que se pretende executar ao longo do ano.

Dra. Karolina ressaltou que o grupo oferecerá uma rede de apoio, atualizações e estratégias para um trabalho mais harmonioso das Vigilâncias Sanitárias da Bahia. Assim, essa articulação possibilitará que a sociedade tenha à sua disposição serviços de qualidade. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail gtvisa.ba@gmail.com.

Em seguida, Dra. Eliana Fiais, mestre em saúde coletiva, coordenadora da Vigilância Sanitária de Produtos da DIVISA-BA e conselheira regional do CRF-BA, apresentou a enriquecedora palestra de tema “Conhecimento dos farmacêuticos sobre legislação e regulamentação da profissão”.

Ao término da palestra, a vice-presidente, Dra. Angela Pontes, reuniu os farmacêuticos fiscais do Conselho para compartilharem os principais desafios que enfrentam no dia a dia da fiscalização e os problemas comumente encontrados com as Vigilâncias Sanitárias. Participaram da mesa, além da vice-presidente, os farmacêuticos fiscais: Dr. Anderson Porto, Dra. Lorena Almeida, Dra. Cristianne Medina, Dra. Marcele Magalhães e Dr. Jediel Mafra; e o assessor jurídico da autarquia, Dr. Helder Souza.

As atividades do Simpósio de Vigilância Sanitária foram retomadas, na parte da tarde, com a palestra “Exames de análises clínicas em drogarias: o que mudou com a RDC 786/2023”, ministrada pelo Dr. Arivaldo Santana.

Em seguida, a Dra. Marly Albuquerque apresentou a última palestra do dia, com o tema “Não conformidades e oportunidades de melhoria em estabelecimentos farmacêuticos”.

Por fim, para concluir o evento, foram sorteados três jalecos com a logo “Sou farmacêutico na Bahia”, que foram entregues para Dra. Walquiria Conceição, Dra. Leângela Santos e Dr. Clebson Araújo.

A vice-presidente do CRF-BA, Dra. Angela Pontes, encerrou o evento com um agradecimento aos organizadores e ao público presente.

Vale destacar que estiveram presentes:
Sr. Gielson Barreto de Lima, da Vigilâcia Sanitária de Serrinha;
Sr. Gregório Marcos Silva, da Vigilância Sanitária de Mata de São João;
Sra Josemary Lima de Santana, diretora da Vigilância Sanitária de Catu;
Sra. Márcia Andrea Rabelo, coordenadora da Vigilância Sanitária de Catu;
Sra. Ana Paula Dória, fiscal da Vigilância Sanitária de Lauro de Freitas e Simões Filho;
Sr. Bruno Coelho, da Vigilância Sanitária da base regional de Itabuna;
Sr; Armando José Farias, da Vigilância Sanitária da base regional de Cruz das Almas;
Sra. Viviane Assis de Araújo, da Vigilância Sanitária do núcleo leste de Cruz das Almas.