19 de junho de 2024

CHAMADO AOS FARMAS: PARTICIPEM DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NA BAHIA

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) lançou uma cartilha essencial para orientar farmacêuticos nas eleições municipais! Este material visa fortalecer a atuação dos profissionais de farmácia na política, incentivando candidaturas e o apoio a candidatos comprometidos com a saúde pública.

O Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA), com o objetivo de contribuir com o processo eleitoral, reconhece a importância do farmacêutico no desenvolvimento de políticas públicas, e por esse motivo, incentiva a candidatura desses profissionais para cargos no Executivo e Legislativo.

Trecho da cartilha

O material traz sugestões de propostas para orientar farmacêuticos que desejam se candidatar nas próximas eleições e/ou propor pautas aos candidatos que pretendem apoiar, com foco em fortalecer a profissão e a saúde coletiva, como: a criação de programas de cuidado farmacêutico na Atenção Primária à Saúde, renovação e construção de UBSs e farmácias, e aumento do orçamento destinado à saúde.

Além das sugestões de propostas, a cartilha também traz estratégias para campanha, como a etapa de conhecimento e preparação, comunicação e alianças e parcerias.

O CRF-BA incentiva a participação dos farmacêuticos na política porque reconhece a importância desses profissionais no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Ao se envolverem politicamente, os farmacêuticos podem influenciar a criação e a alteração de políticas que afetam diretamente a saúde da população, o acesso e a utilização de medicamentos, a vigilância sanitária, e a prática da profissão farmacêutica. Além disso, a participação ativa dos farmacêuticos na política pode contribuir para a promoção do uso racional de medicamentos, a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde, e a ampliação dos serviços de saúde, beneficiando toda a comunidade.

O papel dos farmacêuticos na política é crucial para a construção de um sistema de saúde mais justo e eficiente. Através dessa cartilha, esperamos inspirar e orientar nossos profissionais a fazerem a diferença na saúde pública municipal.

Dr. Mário Martinelli, Presidente do CRF-BA.