PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE INCLUI FARMACÊUTICO CLÍNICO NAS EQUIPES DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Ontem, dia 22 de maio, foi publicado no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Saúde, a Portaria de nº 635, que institui, define e cria incentivo financeiro federal de implantação, custeio e desempenho para as modalidades de equipes Multiprofissionais (eMulti) na Atenção Primária à Saúde.
As equipes multiprofissionais são compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde.
De acordo com a nova norma, os farmacêuticos podem participar de todas as equipes, conforme a decisão do gestor, mas são citados entre os integrantes obrigatórios das equipes multidisciplinares (eMulti) Ampliada e Complementar. Nas duas equipes, sendo o farmacêutico o profissional escolhido, a especialidade exigida é a Farmácia Clínica.
São diretrizes e objetivos do processo de trabalho das eMulti, para atender a demanda em saúde da pessoa, da população e do território, facilitar o acesso da população aos cuidados em saúde, por meio do trabalho colaborativo; ampliar o escopo de práticas em saúde no âmbito da APS e do território; integrar práticas de assistência, prevenção, promoção da saúde, vigilância e formação em saúde na APS; proporcionar que a atenção seja contínua ao longo do tempo, entre outros.