9 de junho de 2022

GT DAS MULHERES DO CRF-BA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROTOCOLO DO FEMINICÍDIO DA BAHIA

Ontem, 08 de junho de 2022, a Dra. Soraya Amorim, membro do Grupo de Trabalho das Mulheres do CRF-BA, representou o GT e o Conselho no lançamento do Protocolo do Feminicídio da Bahia.

A publicação do Protocolo foi lançada pela Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A coleção Respeita as Mina é um selo editorial que possibilitará a publicação de teses, dissertações, coletânea de artigos, estudos e outros documentos com temática relacionada às questões feministas e de gênero.

Segundo a titular da SPM-BA, Julieta Palmeira, o selo editorial terá duas publicações anuais, dando prioridade à produção de mulheres. “É uma temática que envolve a mobilização de toda a sociedade, que é o enfrentamento ao sexismo, a misoginia e ao machismo, e essa coleção é uma grande contribuição”, ressaltou a secretária. 

A primeira publicação da Coleção é o Protocolo do Feminicídio, documento que reúne as diretrizes para a prevenção, investigação e julgamento do feminicídio. “O protocolo prevê operações padronizadas para prevenir e julgar casos de feminicídio na Bahia. É muito importante inaugurar com uma publicação desse porte, é um impacto em diversos setores voltados para o enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou a gestora. 

A publicação será distribuída entre as delegacias e varas de Justiça especializadas, centros e núcleos de referência no atendimento à mulher (CRAMs e NAMs), unidades da Ronda Maria da Penha, entre outras instituições.

Compartilhar: