PROJETO DE LEI QUE ESTABELECE PISO SALARIAL DOS FARMACÊUTICOS FOI APROVADO NA CTRAB
Nesta quarta-feira (12), após mais de 160 dias de luta, o Projeto de Lei (PL) 1559/2021, que estabelece o piso salarial dos farmacêuticos, foi aprovado na Comissão de Trabalho (Ctrab) da Câmara dos Deputados.
A deputada federal baiana, Alice Portugal, comemorou essa conquista para os profissionais farmacêuticos.
“Tenho a honra de ser uma das autoras do projeto. Demos mais esse passo importante para garantir um salário digno e justo para toda a categoria. Como única farmacêutica na Câmara e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, sigo comprometida com essa luta para que o piso vire lei,” ressaltou a deputada.
Nesta manhã, o deputado federal Airton Faleiro (PT/PA) apresentou o seu relatório favorável ao projeto. Logo em seguida, os parlamentares presentes na Comissão aprovaram o PL.
“Tudo que preveja a valorização dos profissionais de saúde deve receber uma atenção especial desta casa legislativa. Entendo que a instituição de um piso salarial para os farmacêuticos pode representar um importante fator na melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, no atendimento à população”, frisou o deputado.
Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Dr. Walter Jorge João, a aprovação do piso na Ctrab é uma vitória do Sistema CFF/CRFs, das demais entidades e de toda a categoria. “Esse é um direito legítimo de todos nós, farmacêuticos. Juntos, unidos por uma causa, fizemos a diferença. Agora, é preciso nos unir ainda mais para seguirmos nas próximas etapas”, destacou o Dr. Walter.
A vice-presidente do CRF-BA, Dra. Angela Pontes, e da vice-presidente do Sindifarma, Dra. Soraya Amorim, foram até a capital federal para acompanhar a votação de hoje e celebraram a aprovação do PL.
Com a aprovação também na Comissão de Saúde, o piso salarial passa agora para a Comissão de Administração e Serviço Público (CASP).