10 de janeiro de 2023

NOTA DE REPÚDIO DO CRF-BA AOS ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Na plenária realizada na segunda-feira (9), a diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia e os presentes, manifestaram seu repúdio aos atos antidemocráticos e o vandalismo que causou a depredação do patrimônio público no domingo, 08 de janeiro, contra as principais instituições de democracia do país.

O CRF-BA compreende que visões e polaridades políticas existem e têm sua função para a democracia, mas o direito à livre expressão não pode e não deve utilizado como pretexto para a promoção da desordem e destruição do patrimônio público ou de objetos de valor histórico incalculável, como foi constatado.

Não há argumentos para justificar atos de violência, sem exceções. E as invasões ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF) ferem toda uma nação.

A democracia brasileira deve ser garantida com rigor pelas autoridades competentes em todos os níveis de governo, municipal, estadual e federal. Cabe ressaltar que os conselhos profissionais de farmácia foram criados à luz da Constituição Federal pela vida e pelos direitos humanos a partir do exercício da profissão farmacêutica.

Esperamos que todos os envolvidos de forma direta ou indireta sejam devidamente punidos em nome da lei, da ordem e da democracia. O CRF-BA apoia e se agrega aos movimentos profissionais e sociais organizados que convocam a população a defender o Estado democrático.

Mesa da 1º plenária do ano de 2023. Da esquerda para a direita: Dra. Angela Maria Pontes, vice-presidente; Dr. Mário Martinelli, presidente; Dr. Francisco Pacheco, diretor; Dr. Altamiro José, conselheiro federal.