28 de junho de 2024

DRA. LÚCIA NOBLAT: UMA TRAJETÓRIA DE QUASE CINCO DÉCADAS FORMANDO PROFISSIONAIS FARMACÊUTICOS

A trajetória profissional da professora Dra. Lúcia de Araújo Costa Beisl Noblat é tão ampla e rica que, certamente, caberia nas páginas de um livro. Afinal, estamos falando de quase cinco décadas, desde que ela se graduou em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Uma vida com tantos desafios superados e conquistas obtidas merece todo o reconhecimento possível. Para a Dra. Lúcia, esse momento chegou quando ela recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em março deste ano. Acompanhe a seguir a história inspiradora da Dra. Lúcia Noblat.

Sua trajetória profissional começou na própria UFRN, quando ela prestou concurso para ingressar como professora auxiliar de ensino. Sendo aprovada em 2º lugar, iniciou uma brilhante carreira docente no ensino superior. A Dra. Lúcia Noblat também participou ativamente da implantação e consolidação do serviço de farmácia clínica no Brasil, tendo como parceiros o professor Dr. Tarcísio Palhano e a professora Dra. Ivonete Batista de Araújo. “Travamos muitas batalhas juntos. Tenho grande apreço e consideração, tanto profissional quanto pessoal, por ambos”, declara.

Ainda na UFRN, ela relembra ter participado do primeiro Curso Latino-Americano de Farmácia Clínica, realizado no Chile, onde ficou em primeiro lugar e conheceu o professor Juan Rodrigues Robayo, da Universidade de Oklahoma, que foi seu orientador. “Ele contribuiu muito para o meu aprendizado inicial nessa área. Ao retornar ao Brasil, utilizei os conhecimentos que adquiri para contribuir na implantação do serviço de farmácia clínica no Hospital Universitário Onofre Lopes, antigo Hospital das Clínicas da UFRN.”

Sempre em busca de aprimoramento profissional, a Dra. Lúcia Noblat se manteve estudante. “Fiz um curso de controle biológico de medicamentos na Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), que considero um marco na minha trajetória acadêmica, em razão do arcabouço teórico oferecido.”

A farmacêutica e professora relata que chegou a Salvador, em 1994, logo após concluir o mestrado em Farmácia Clínica pela University of London, para trabalhar no Departamento de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da UFBA, tendo sido acolhida pela Prof.ª Nazaré Viana, diretora da Faculdade de Farmácia dessa época, que deu todo apoio para que a Prof.ª Lúcia pudesse desenvolver seu projeto acadêmico e chegar ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES). “Encontrei um cenário bastante desfavorável para a inserção de alunos na prática da farmácia hospitalar, pois não havia uma estrutura adequada. Passei a me empenhar para mudar aquela situação.”

De acordo com a Dra. Lúcia, naquela ocasião, elaborou um projeto na gestão do Prof. Antônio Carlos Lemos, diretor do HUPES, sendo aprovado pelo ReforSUS, para reestruturação física e organização do serviço de farmácia no HUPES. “Enquanto as obras estavam em andamento, consegui levar os estudantes para instalações provisórias. Assim, foi possível prepará-los nas disciplinas de Farmácia Hospitalar e de Farmácia Clínica”, recorda.

Segundo ela, aquela foi uma fase muito desafiadora, mas enriquecedora, com o início dos atendimentos no ano de 2000. “A partir de então, aqueles que concluíam a graduação, como não havia concurso para seleção na época, eram contratados de forma temporária. Assim, os ex-alunos que possuíam o perfil adequado eram absorvidos, e passamos a oferecer um serviço de referência.”

A Dra. Lúcia ressalta que entre as conquistas obtidas com a sua participação está a criação do programa de residência multiprofissional do HUPES, além de um programa de pós-graduação stricto sensu em assistência farmacêutica, que reúne grandes universidades do país, entre elas a UFBA. “Em breve, teremos a primeira turma de doutorandos do programa. Na minha opinião, é importante continuar investindo na formação e buscar, inclusive, cooperações internacionais, com foco na pós-graduação.”

Como foi dito no início, a trajetória profissional da Dra. Lúcia é extremamente ampla. Ela participou de representações nos Ministérios da Saúde e da Educação, integrou a Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES), além de fazer parte das Câmaras Técnicas de Medicamentos e de Farmacovigilância da Anvisa, entre diversos outros cargos de relevância.

Em março deste ano, como forma de reconhecimento, a Dra. Lúcia foi homenageada pelo CFF, juntamente com outros 26 colegas de profissão de todos os estados do Brasil, com a Comenda do Mérito Farmacêutico, honraria que enalteceu o trabalho de representantes da categoria ao longo de suas carreiras. “Que sensação indescritível. Agradeço ao Dr. Altamiro José, que representa a Bahia no CFF e foi responsável por indicar meu nome para a Comenda. Agradeço também à plenária do CRF-BA, que aprovou minha indicação. Foi um momento único ao longo de uma vida dedicada ao ensino da Farmácia.”

Para o futuro, a Dra. Lúcia deseja continuar contribuindo com a formação das novas gerações de farmacêuticos, tanto na graduação quanto na pós-graduação. “Entre as minhas maiores conquistas está a contribuição para a formação de novos profissionais. Me orgulho em ver os jovens se espelhando em minha trajetória e utilizando os conhecimentos que passei em suas atividades. É realizador formar pessoas.”

Para finalizar, a farmacêutica deixa um conselho para os jovens colegas de profissão. “Tenham muito foco, estudem muito e sempre. Todo o conhecimento que puder ser adquirido é importante e será útil em muitos momentos da vida.”