26 de julho de 2024

CONHEÇA A TRAJETÓRIA DA DRA. ROSEMEIRE FERNANDES E SUA VIDA DEDICADA A CUIDAR DA SAÚDE DAS PESSOAS

Se pudéssemos resumir a trajetória profissional da Dra. Rosemeire Dourado Costa Fernandes em uma única frase talvez “uma vida dedicada a cuidar da saúde das pessoas” serviria muito bem.

Afinal, são 30 anos como farmacêutica e outros 18 referentes ao período em que atuou como técnica de enfermagem.

Hoje, ela trabalha como farmacêutica na Farmácia do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) do Centro de Infusões e Medicamentos Especializados da Bahia (Cimeb), unidade da Sesab que fornece medicamentos para pacientes que fazem tratamentos de doenças crônicas e raras.

Durante sua trajetória, a Farmácia do Componente Especializado teve outras denominações como Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farme), localizado no Hospital Manoel Vitorino (HMV). Posteriormente, tornou-se Farmácia Integrada de Medicamentos na Atenção Especializada (Fimae), situada no Hospital Especializado Otávio Mangabeira (Heom).

Diante do crescimento da unidade, em 2020, a Fimae se transformou no Centro de Infusões e Medicamentos Especializados da Bahia (Cimeb), ganhando estrutura própria no bairro Engenho Velho de Brotas. Atualmente, ela trabalho como farmacêutica na Cimeb, mas já foi coordenadora nas duas unidades precursoras, Farme e Fimae.

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1994, a Dra. Rosemeire escolheu essa área porque desejava trabalhar em laboratórios de análises clínicas. “Fiz curso técnico em patologia, quando estava no ensino médio. Cheguei até a estagiar em um laboratório. Desde muito cedo eu já era fascinada por esse tema”, relembra.

Por gostar de lidar com os pacientes, ela concluiu o curso de técnica de enfermagem, profissão que seguiu por 18 anos. “Ao longo desse período eu administrava os medicamentos para os pacientes. Foi quando comecei a me interessar pelo universo da farmácia e dos medicamentos”, recorda.

Após passar no vestibular da Ufba e ingressar na graduação, a Dra. Rosemeire percebeu que o curso oferecia uma gama de possibilidades e, visando trabalhar com medicamentos, decidiu pela habilitação em Indústria Farmacêutica. Inclusive, chegou a estagiar na Bahiafarma.

“Algum tempo após concluir a graduação, trabalhei em farmácia comunitária. Foi quando surgiu o convite para trabalhar no projeto de implantação de um serviço de atendimento farmacêutico, no Hospital Manoel Victorino, especializado para pacientes com hepatitevirais. O trabalho que coordenei consistia em fazer a dispensação, o monitoramento e administrar os medicamentos nos pacientes”, informa.

Segundo recorda a Dra. Rosemeire, naquela época o hospital não tinha muitos farmacêuticos e ela foi uma das primeiras mulheres a exercer essa atividade, naquela unidade de saúde.

“Foi um período de desafios e superações. Mas também foi a oportunidade para que eu pudesse voltar a atuar diretamente com o atendimento aos pacientes. Além disso, aprendi também com outros profissionais de saúde, pois fui integrante do Comitê Estadual de Hepatites Virais do Estado da Bahia”.

De lá para cá, a Dra. Rosemeire já se especializou em Vigilância Sanitária, pela Unaerp, além de Assistência Farmacêutica e Farmacologia Clínica, ambos os cursos pela Ufba.

Compartilhar: