12 de junho de 2024

AÇÃO CONJUNTA EM NOVA ITARANA APREENDE MEDICAMENTOS COMERCIALIZADOS SEM A PRESENÇA DE FARMACÊUTICO

Uma ação conjunta de fiscalização, realizada na terça-feira (11), numa farmácia comunitária, localizada no município de Nova Itarana, resultou na apreensão de medicamentos comercializados sem a presença do farmacêutico.

No local foram encontrados medicamentos controlados pela portaria 344 que estavam com as validades vencidas. Foi constatada também a venda irregular de antibióticos, que só poderia ser realizada com um  profissional farmacêutico presente.   

Além do CRF-BA, participaram da ação a Vigilância Sanitária do município de Nova Itarana, o Núcleo Regional de Saúde Sul de Jequié e a Polícia Militar da região.

Segundo foi apurado durante a inspeção, o estabelecimento está sem um farmacêutico responsável desde o dia 6 de junho.

Entretanto, a profissional que deixou o trabalho continua vinculada à farmácia, pois não apresentou a baixa de responsabilidade técnica, na Vigilância Sanitária local e, por tanto, ainda é responsável pelos medicamentos que constam no estabelecimento e pela sua comercialização.   

É necessário que a farmacêutica apresente ainda a relação do estoque de medicamentos e as receitas aviadas no período em que trabalhou no estabelecimento.

O presidente do CRF-BA, Dr. Mário Martinelli, parabeniza a Vigilância Sanitária de Nova Itarana, o Núcleo Regional de Saúde Sul de Jequié e a PM pelo resultado da ação.

“O CRF-BA se coloca à disposição das autoridades responsáveis de outros municípios baianos para desenvolvermos ações de fiscalização no intuito de combater quaisquer práticas que coloquem a saúde da população em risco”.

Compartilhar: